Que as ervas dão sabor para a comida e levantam qualquer prato, todo mundo sabe. Mas além disso, elas são importantes e benéficas para o nosso corpo e saúde. Cada erva tem sua propriedade e pode ajudar com gripes, dores e até inflamações.

O hortelã ajuda na digestão e nos enjoos. Também possui ação analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca. Atua em dores de cabeça, cólica menstrual, colesterol alto e insônia. A erva também é ajuda a combater infecção por parasitas, como por exemplo amebíase e giardíase.

O salsão é outra erva que auxilia na digestão, no controle do colesterol e pressão alta. Tem baixa caloria e índice glicêmico, o que traz mais saciedade e funciona como um aliado em dietas. Também combate inflamações, infecções e ajuda na prevenção e redução de ulceras. A erva também ajuda na prevenção do câncer pois faz parte de uma família de alimentos compostos de quimioprotetores chamados poliacetilenos.

O coentro é uma daquelas ervas que causa polêmica e divide opiniões. Além de ser utilizada para trazer sabor nas preparações, também ajuda a prevenir o câncer, controlar o colesterol e melhorar a digestão. Também previne a anemia por ser rica em ferro e protege a pele contra o envelhecimento causado pelos raios UVB.

E o louro que todo mundo ama no feijão, para que ele serve? A folha ajuda na digestão e também ameniza o stress e ansiedade. É fonte de vitaminas e antioxidantes e também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, já que apresenta o composto eugenol, que é usado inclusive em medicamentos anti-iflamatórios.

Se você ficou apaixonado pelas ervas e seus benefícios, o Bouquet Garni é perfeito pra você! Foi criado na França para dar sabor a caldos, molhos, cozidos e sopas. O Bouquet Garni nada mais é que um buquê de ervas frescas e aromáticas, que leva tradicionalmente tomilho, louro e salsa. Também pode levar manjericão, alho-poró e outros tipos de ervas. O segredo é juntar as ervas para combinar os aromas e sabores de acordo com o que será preparado. No final é só amarrar tudo com um barbante culinário e tá pronto, fácil demais né?

Gostou das dicas e da informação! Então continua acompanhando o nosso blog que toda semana tem mais conteúdo para você!