Ei migx, sabia que o linho é o tecido mais antigo da humanidade? Segundo os historiadores ele é usado pelo homem desde 8.000 a.C e suas fibras datam de 36.000 a.C. Esse tecido acompanhou a história da humanidade, sendo utilizado como vestuário no Egito Antigo e também para embrulhar as múmias.

Caminho de mesa em linho

A fibra do linho era fundamental para os Egípcios e tribos de Israel, e no século XII era produzida na Irlanda. Hoje em dia, sua fibra é encontrada em ambientes com temperaturas frias, como Polônia, Bélgica e os Países Baixos. Concentrando grande parte da sua produção na Europa.

Caminho de mesa bordado

A fibra do linho é extraído do talo, que é arrancado pela raiz, aproveitando todo cumprimento do caule. Os fios que não são utilizados são aproveitados por outros indústrias, como papel e cosméticos. Sendo assim, o linho é 7 vezes mais sustentável que o algodão, por aproveitar todas as partes da planta e não empobrecer o solo, além de não gerar desperdício e de ser preciso poucos produtos químicos em sua produção. É um tecido durável e forte, resistente a traças, fácil de cuidar por ser resistente a sujeiras e manchas e a altas temperaturas, além de possuir muitos outros benefícios.

Caminho de mesa em linho

E aí, o que achou de saber mais um pouco desse tecido que vem acompanhando a humanidade ao longo do tempo?! Se gostou, continua acompanhando a gente para mais informações e conteúdo!