Quando chega o momento de arrumar a mesa para um jantar ou almoço, você sabe onde colocar todos os itens? O garfo é na direita ou esquerda? Se você também se confunde, separamos várias dicas para te ajudar a colocar a mesa sem complicação, de forma fácil e leve.

O primeiro passo é a toalha, jogo americano, caminho de mesa ou sousplat. Se utilizar toalha, use sousplat e nunca jogo americano! Depois é a hora dos pratos, a quantidade vai depender de acordo com o cardápio e a comida a ser servida. Geralmente se utiliza um prato raso para a refeição principal, fundo para entradas e pequeno para sobremesa.

Os talheres maiores são para a refeição principal e os menores para a sobremesa. Facas no lado direito do prato e garfos do lado esquerdo. Já os talheres de sobremesa acima do prato.

Os guardanapos são importantes na hora da refeição e podem ser de papel ou tecido. Geralmente os de papel são utilizados no dia a dia devido a sua facilidade. Já os de pano são reservados para ocasiões especiais e devem ser colocados sempre do lado esquerdo do prato, junto com os garfos, ou em cima do prato.

Depois dos itens básicos, é hora de complementar a mesa com flores, objetos de decoração como velas e castiças, e não esqueça dos copos e taças, que devem ser posicionados do lado direito acima do prato.

E aí, agora ficou mais fácil de colocar a mesa posta?! Pra ter conteúdos como esse é só continuando acessando o blog!