Consumimos roupas, alimentos, acessórios e muitos produtos diariamente para podermos sobreviver. O consumo consciente surge como uma forma de continuarmos fazendo nossas atividades diárias e consumindo, porém diminuindo os impactos de nossas ações sobre o meio ambiente e a cadeia de produção.

O primeiro passo é comprar o necessário, seja com produtos ou alimentos, para assim evitar gerarmos lixo. Uma dica é planejar o cardápio da semana e basear suas compras nesse cardápio. Já em relação as roupas e produtos, pense se você realmente precisa ou só está desejando esse produto. E se você realmente precisar, opte por coisas de qualidade e que durem mais.

O segundo passo é optar por embalagens retornáveis e sem plástico. Uma dica é comprar produtos em embalagens maiores e dividir com a família, gerando assim mais produto e menos descarte. Não esqueça de sempre levar sacolas reutilizáveis na hora de fazer comprar, ajudando assim a reduzir a quantidade de lixo e plástico.

Na hora de comprar, opte sempre por empresas conscientes, que não utilizam plástico nas suas embalagens, não testam em animais e possuem algum selo de certificação ambiental, como o EuReciclo, por exemplo, que garante a logística reversa das embalagens geradas e contribui para a vida das pessoas que vivem da reciclagem.

Outra dica é escolher com sabedoria de quem você compra, optando por valorizar produtores e marcas locais, promovendo assim o desenvolvimento da economia local, valorizando pequenas empresas e aumentando o senso de comunidade. m

Você não precisa deixar de consumir, o ponto chave é escolher como consumir e de quem. Também é importante fazer o descarte correto e sempre com consciência, pra evitar assim o desperdício e a produção de lixo.

Gostou das dicas?! Pra continuar tendo conteúdos como esse é só continuar acessando o nosso blog. Temos dicas novas toda semana, não vai perder!